SEGURANÇA E DEFESA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica bate recorde de inscritos em Simpósio

Evento integrou a 2ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego
Publicada em: 03/10/2023 16:00
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, entre os dias 26 e 28/09, a 25ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), nas instalações da Organização Militar (OM), sediadas no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O evento ocorreu em formato híbrido, registrando um recorde de público com cerca de 1.500 inscritos nas modalidades presencial e virtual. Ao todo, foram aceitos 36 artigos e 17 pôsteres foram exibidos.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e demais autoridades civis e militares.

O SIGE busca promover um intercâmbio técnico-científico que fomente a participação de empresas da área de Defesa, bem como que proporcione a visibilidade aos trabalhos de pesquisa dos alunos. Além do Simpósio, por meio de uma iniciativa do Comando de Preparo (COMPREP) e do Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER), foi realizado, de forma simultânea, o 4º Workshop de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento e o 1º Encontro Nacional de Tecnologias Quânticas para Defesa, compondo a 2ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego.

Para o Coordenador-Geral do SIGE, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, a iniciativa do COMPREP de agregar eventos operacionais enriquece a atividade, já que aproxima de forma contundente o Setor Operacional da Academia e da Indústria. “As necessidades operacionais são apresentadas pelos operadores de diversas plataformas e sistemas de armas, pelos gerentes, coordenadores e decisores de nível tático, operacional e estratégico. Os pesquisadores propõem teorias para abordar as necessidades operacionais e refinam seus trabalhos científicos. Finalmente, a indústria oferece soluções à pronta entrega, além de ter a oportunidade de compreender melhor as dificuldades operacionais e se atualizar em relação às tecnologias de defesa em seu estado da arte”, concluiu o Oficial.

O Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Nogueira, proferiu uma palestra sobre "Operações Multidomínio - Desafios do Poder Aeroespacial" e destacou a importância da união de esforços para o avanço das atividades operacionais. "Estes são desafios das Forças Armadas, que nos conduzem à fronteira do conhecimento, pois para surpreender o inimigo é necessário desenvolver conceitos inovadores. As atividades conjuntas da Força Aérea Brasileira (FAB) com instituições acadêmicas, como o ITA, têm gerado resultados excepcionais", enfatizou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, comemorou o sucesso de mais uma edição do evento. "Neste ano, tivemos um recorde de público, com mais de mil inscritos, tanto de forma presencial, quanto virtual. Trazer representantes da indústria, das Forças Armadas e da academia para o debate e o aprimoramento do aprendizado demonstra que o desejo do país em se manter na vanguarda da inovação permanece sólido", finalizou.Na ocasião, também estiveram presentes o Diretor do System Design and Analytics Laboratory (SyDL), Professor da Universidade de Arkansas, Doutor Gregory S. Parnell, que falou sobre “Cognitive biases and decision traps”; o Professor da George Mason University, Doutor Girum Urigessa; autoridades da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), do Ministério da Defesa (MD), do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), além de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Associação de Pós-Graduandos do ITA (APG-ITA) e empresas especializadas na área de defesa. 

Fotos: ITA